AstronomiaEventos Astronômicos

Eclipse Lunar Parcial ou Penumbral – 28 de Outubro de 2023

Parcialmente visível no Brasil

No dia 28 de Outubro de 2023 haverá o ultimo eclipse de 2023, um eclipse lunar penumbral que também será visível em grande parte do Brasil.

Os eclipses ocorrem quando o sol a terra e a lua se alinham perfeitamente, de forma que a Lua passa pela sombra da terra, ou a Terra passa pela sombra da lua, ocorrendo a ofuscação do brilho do sol ou da lua.

E esse fenômeno só ocorre na lua nova, no caso dos eclipses solares, ou na Lua Cheia, no caso dos eclipses lunares.

A lua cheia ocorre quando a lua esta em oposição ao Sol, ou seja, quando o sol esta se pondo, a lua estará nascendo no horizonte, por esse motivo, o eclipse lunar só poderá ser visível no Brasil á partir do momento em que a Lua nasce no horizonte, ou seja, á partir das 17h30.

Como o início do evento astronômico se dará as 15hs do horário de Brasília, não será visível em sua grande parte somente o final. Após as 17h30 quando a lua começa a nascer no horizonte, será possível observar apenas o finalzinho do evento no Brasil, que findará as 19h30.


Entenda como ocorrem os Eclipses:

Nos dois diagramas abaixo, é possível observar a dinamica dos eclipses, em que a Lua a Terra e o Sol se alinham perfeitamente.

Eclipse Lunar

Eclipse Solar


Saiba mais sobre os Eclipses:

Em nosso site encontrará um vasto acervo explicando sobre os eventos astronômmicos, de forma clara e bem concisa, para que possa entender o movimento e sua periodicidade, sem dogmas e tabus.

Assim como um relógio, os astros tem ciclos que sempre se repetem, sendo previsíveis ao longo do tempo, em alguns casos com eventos muito raros que ocorrem apenas uma vez na vida, outros são anuais como os eclipses, e ainda aqueles que todo o mes ocorrem, como as fases lunares.

Leonardo Linhares

Advogado, fundador do escritório Advocacia Linhares com sede em Pariquera-Açu/SP. Atuante nas defesas da expressão religiosa envolvendo os ritos com Ayahuasca. Seguindo os passos de seu Pai Xamã Gideon dos Lakotas, defende uma Ayahuasca limpa e pura, com rituais sérios voltados ao despertar do ser, livre da usurpação de drogas e do comércio com a fé.
Botão Voltar ao topo