A meditação é a ausência total de movimentações, emoções, sensações e principalmente de pensamentos. Quando no estado meditativo, o corpo físico e mental encontram-se em plena inatividade, adentrando conscientemente em estado mais profundos de consciência (Alfa α , Delta δ e Teta θ ).
Exitem muitas técnicas e exercícios, que embora sejam eficazes em propiciar o relaxamento do corpo, incentivam a continuar nos pensamentos, sensações, movimentações e visualizações, de forma que, o corpo mental jamais deliga.
Tais práticas, não conduzem ao estado meditativo, que é justamente o oposto, um estado de total ausência de pensamento, sensações e movimentações.
Qualquer exercício que, embora possam lhe propiciar um relaxamento do corpo físico, mas que mantém o estado mental 100% ativo, não permitirá atingir aos estados mais profundos de consciência.
Sobre estados mais profundos de consciência, ou estados alterados de consciência, ou estados de consciência ampliada, saiba mais:
Importante ter o cuidado com sites e aulas que, ao visarem apenas arrebanhar o máximo de usuários, ensinam técnicas de relaxamento do corpo, mas prendendo o buscador espiritual em exercícios puramente mentais. Em geral são produzidos por pessoas que desconhecem o que realmente é a meditação.
Assim, é simples saber se um exercício contribui ou não para adentrar no estado meditativo, basta ver se conduz para o silêncio pleno da mente, dos pensamentos, com total ausência de sensações e movimentações.
Caso o exercício conduza a ficar pensando, raciocinando, visualizando, será apenas uma técnica de relaxamento do corpo com exercícios mentais, não será uma meditação.