As chuvas periódicas são normalmente geradas pelos detritos deixados por cometas que passaram por algum ponto da órbita terrestre ao redor do Sol. Esses detritos ficam por lá mesmo, e sempre que nosso planeta passa por este ponto da trajetória orbital, nossa gravidade atrai alguns desses detritos, que caem em nossa atmosfera e evaporam antes de atingirem a superfície.
Com a Delta Aquáridas não deve ser diferente, mas seu cometa de origem permanece em um certo mistério. Embora alguns astrônomos cogitem que a chuva seja resultado dos detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986, isso é algo que ainda não é confirmado. Antes, pensava-se que ele se originou dos cometas Marsden e Kracht Sungrazing, por exemplo.
Esse cometa completa uma volta ao redor do Sol a cada 5 anos, aproximadamente, percorrendo uma distância relativamente curta: em sua máxima distância do Sol ele ultrapassa apenas a órbita de Júpiter, e durante sua máxima aproximação com o Sol ele fica mais próximo da nossa estrela do que Mercúrio. Nessa jornada, ele eventualmente deixará seus detritos à medida que se aproxima do Sol e perde parte de seu material durante o processo.