1 – Tem o homem visionário:
É aquele que consegue criar imagens dentro de sua mente e a partir daí uma gama enorme de novas ideias surgem. Isto é algo que todo homem pratica em menor escala, todos os dias. Quando você imagina como vai lhe ficar o jeans que ainda está vendo na vitrine, ou como vai ficar o novo azulejo que pretende pôr na cozinha. A diferença entre um homem comum e o homem visionário é que ele mantém esta imagem constantemente em sua mente, o que fará com que ela se materialize.
2 – Tem o homem observador:
É aquele que cria ideias e soluções a partir dos de-talhes que viu. Este consegue enxergar os detalhes da vi-da e do meio em que vive.
Consegue enxergar mais pro-fundamente aquilo que outros enxergaram apenas a superfície.
Ainda na Roma antiga um chinês construtor de barcos preocupado com o grande número de naufrágios que aconteciam todos os anos, observou o problema de perto e criou um barco cuja estrutura inferior era dividida em contêineres separados e independentes. Sendo assim, mesmo que o barco fosse abalroado e tivesse seu casco furado, somente aquele setor contêiner se encheria de água. Os outros setores contêineres permaneciam intactos e flutuantes levando a tripulação e cargas em segurança até local de reparos.
Com isto reduziu em mais de 80% as perdas dos barcos por naufrágios do império chinês.
3 – Tem o homem alquimista:
É aquele que cria ideias e soluções a partir da fundição de ideias e práticas que já existiam, fossem cientificas ou filosóficas, unido tudo em um só sistema funcional que resulta na concretização prática de um objetivo.
No século passado quando ainda só existia a espingarda, um jovem marinheiro aficionado por armas de fogo ao observar a forma circular e vazada do timão do navio que tripulava, fundiu ideias e criou o tambor que fez surgir o revólver.
4 – Tem o homem tolo:
É aquele que cria ideias e soluções a partir de imprevistos ocorridos. Nunca se dão por vencidos e de tolo não tem nada!
Um estudioso de campos magnéticos e emissão de ondas, acidentalmente ao realizar uma experiência não retirou de seu bolso uma barra de chocolate e esta derre-teu lhe sujando as calças.
A partir disto ele criou o micro-ondas.
5 – E tem o homem sábio:
É aquele que cria soluções simples e práticas que resolvem de vez problemas que outros julgavam complicados.
Na corrida a lua, cientistas americanos gastaram um milhão de dólares para desenvolver uma caneta que pudesse escrever em gravidade zero. Mas um homem sábio disse aos russos que usassem o lápis.
Em qual destes casos você se encaixa?
Por Xamã Gideon dos Lakotas