AstronomiaChuva de Meteóros

Perseidas – Chuva de Meteoros

A chuva de meteoros Perseidas recebe este nome por dar a impressão de que os raios de luz veem da constelação de Perseus, e acontece anualmente entre 17 de Julho á 24 de Agosto, com o pico geralmente entre os dias 12 e 13 de Agosto, quando chega a registrar mais de 60 meteoros por horas.

As Perseidas são de fácil visualização, pois possuem meteoros velozes e brilhantes que, por diversas vezes, deixam rastros que duram alguns segundos, além de bólidos – meteoros muito brilhantes que geram clarões no céu.

Este fenômeno é associado a nuvem de poeira deixada pelo cometa Swift-Tuttle, um cometa de 27 km, cujas ultimas visitas se deram nos anos de 1862 e 1992. Mas a maioria do rastro de poeira data de mais de 1000 anos.

Apesar de serem chamados de “estrelas cadentes”, os raios de luz provêm de fragmentos rochosos ejetados por asteroides, que viajam no espaço em uma velocidade tão grande que, ao passar pela atmosfera, faz com que o material atinja uma temperatura de mais de 10.000ºC e entre em combustão, gerando a luminosidade enquanto percorre sua trajetória.

Leonardo Linhares

Advogado, fundador do escritório Advocacia Linhares com sede em Pariquera-Açu/SP. Atuante nas defesas da expressão religiosa envolvendo os ritos com Ayahuasca. Seguindo os passos de seu Pai Xamã Gideon dos Lakotas, defende uma Ayahuasca limpa e pura, com rituais sérios voltados ao despertar do ser, livre da usurpação de drogas e do comércio com a fé.
Botão Voltar ao topo