Astronomia

Calendário Astronômico de 2026

Eclipses, Conjunções, Cometas e Chuvas de Meteoros, acompanhe todos os principais eventos astronômicos de 2026

Nosso calendário astronômico tráz os principais eventos astronômicos de 2026. Teremo dois eclipse solar e dois eclipse lunar, Lua de Sangue, três Super Lua Cheia, 12 chuvas de meteoros, 03 Cometas, várias conjunções planetárias e lunares, além de alinhamentos únicos. O ano já começa com o cometa e com Marte em oposição com sua maior aproximação da Terra.

Saiba quando ocorre as próximas chuvas de meteoros, eclipses solar e eclipse lunar de 2026, para não perder nenhum show dos astros.

Janeiro

3 a 4 de janeiro – Chuva de Meteoros Quadrântidas: com pico máximo ocorrendo entre os dias 3 a 4 de janeiro, essa chuva de meteoros registra até 120 meteoros por hora. A chuva ocorrerá de 26 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2026, porém o pico é o melhor dia para vê-lo, pois terá uma grande ocorrência dos bólidos, observando muitas estrelas cadentes em pouco tempo.

01 a 31 de janeiro – Conjunção de Jupter com Polux e Cartor:
Durante todo o mês de Janeiro, o planeta Jupter estará a brilhar na constelação de Gêmeos, perto das estrelas mais brilhantes da constelação – Polux e Castor.

08 de Janeiro – Cometa 24P/Schaumasse: com visibilidade no mês janeiro, sua maior aproximação da Terra e maior brilho (magnitude 10) ocorrerá no dia 08 de Janeiro, sendo a melhor data para observar o cometa.

Fevereiro

17 de Fevereiro das 10hs ás 14h30 – Eclipse Solar Anular –  Anel de Fogo – Visível no Brasil
O Anel de fogo esta previsto para ocorrer por volta das 12h13m, é um evento raro de grande beleza.
Como o Sol estará em seu brilho maximo, é necessário usar uma proteção, para que possa preciar todos os detalhe sem que o brilho cause desconforto ou lesão.

17 de Fevereiro – Cometa C/2024 E1 (Wierzchos): com visibilidade de janeiro a março, sua maior aproximação da Terra e maior brilho (magnitude 8) ocorrerá no dia 17 de Fevereiro, sendo a melhor data para observar o cometa, que estará entre as constelações de Fêniz e Escultor. É possível ver o cometa pouco depois do por do sol.

18 de Fevereiro – Conjunção e Ocultação Lunar de Mercúrio
A Lua estará apenas 2% iluminada, um filetinho charmoso nos ceus, quando passará por Mercúrio a apenas 0,06 graus. Essa distancia minuscula é aprente no Brasil, mas em outros locais do planeta como nos EUA e Mexico a Lua passará na frente do plantes, ou seja, eclipsirá o planta.

28 de Fevereiro – Alinhamento de 06 PlanetasJúpiter, Urano, Saturno, Netuno, Vênus e Mercúrio se alinharão em um raro alinhamento planetário, o alinhamento será visivel após o pôr do sol. Os panetas Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio são vistos a olho nu, enquanto Urano e Netuno precisarão de binóculos.

Março

03 de Março – Eclipse lunar total –  Lua de Sangue
Na madrugada do dia 03 de março, teremos um eclipse lunar total, que será parcialmente visivel em alguns estados brasileiros. A Lua ficará totalmente com a coloração avermelhada.

8 de Março – Conjunção de Vênus com Saturno – Na noite de 8 de março, o planeta Vênus passará perto de Saturno na constelação de Peixes. A conjunção estará visível uma hora após o por do sol.

15 de Março – Conjunção de Marte com Mercúrio – O planeta vermelho passará por Mercúrio na constelação de Aquário, a uma distância de apenas3 graus (01 lua), o que deixará um espetáculo para quem tiver câmeras e telescópios. São eventos raros, ótimos para aproveitar e tirar aquela foto.

18 de Março – Cometa 88P/Howell: Com visibilidade entre os meses de Feverero e Março, no dia 18 de março terá o seu maior brilho, pois o cometa atingirá o ponto mais próximo do Sol (periélio). O cometa será visível pouco antes do amanhecer, perto da estrela Deneb na constelação de Capricórnio.

20 de Março – Equinócio de Outôno

29 de Março – Conjunção e Ocultação Lunar de Régulo (coração de Leão):
A Lua estará iluminada em 89%, e será vista no Brasil com uma estrela azul-branca (Régulo) a apenas 0°18′ na constelação de Leão. Ja em outros locais do mundo, como em partes da Ásia, África, Europa e do oeste da Rússia a Lua passará na frente da estrela, ou seja ela eclipsará Régulo.

Abril

18 de Abril – Conjunção de 04 Planetas – Saturno, Marte, Mercúrio e Netuno: os 04 planetas estarão juntos em uma região de apenas 4 graus, o que torna especial para fazer fotos dos 04 astros juntos. Embora essa conjunção ocorra perto do Sol, será bem visível cerca de uma hora antes do nascer do Sol, enquanto o céu ainda estiver escuro. Saturno, Marte e Mercúrio são visíveis a olho nu, já Netuno depende de binócolus ou telescópio para ser o observado.

19 de Abril – Conjunção de Marte e Saturno – os planetas passarão bem próximos um do outros, a apenas 3°21′ na constelação de Cetus. Ambos os planetas são observáveis a olho nu.

20 de Abril – Conjunção de Mercúrio com Marte e Saturno – Mercúrio terá sua maior aproximação dos planetas Saturno (0,5 graus) e Marte (1,3 graus) no dia 20, na constelação de Cetus. Todos os planetas são observáveis a olho nu.

22 de abril – Chuva de Meteoros Líridas: A chuva ocorrerá de 16 de abril de 2026 a 25 de abril de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 22 de abril, essa chuva de meteoros registra até 18 de meteoros por hora.

25 de Abril – Cometa C/2025 R3 (PANSTARRS): com brilho estimado em magnitude de 3,7, poderá se tornar visível a olho nu na constelação de Baleia.

Maio

5 de maio – Chuva de Meteoros Eta Aquáridas: A chuva ocorrerá de 19 de abril de 2026 a 28 de maio de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 5 de maio, essa chuva de meteoros registra até 40 meteoros por hora.

31 de maio – Lua Azul – chamamos de Lua Azul quando ocorre a segunda lua cheia no mesmo mês.  O satélite estará no apogeu, ou seja, no ponto mais distante da Terra, portanto também será uma microlua.

Junho

9 de Junho – Conjunção de Vênus com Júpiter – os dois planetas mais brilhantes do céu aparecerão muito próximos um do outro, a apenas 1,5 graus, na constelação de Gêmeos.

12 de Junho – Conjunção 03 Planetas Mercúrio, Júpiter e Vênus:  No dia 12 de Junho, o planeta Mercúrio se juntará aos planetas Júpiter e Vênus, em mais uma conjunção. Será um pequeno alinhamento de três planetas visivel cerca de uma hora após o pôr do Sol.

16 de Junho – Conjunção da Lua com os 03 planetas Mercúrio, Júpiter e Vênus: a ua estará em um finíssimo crescente, se juntando ao alinhamento, tornando a cena ainda mais bonita.

17 de Junho – Conjunção e Ocultação Lunar de Venus: A Lua estará iluminada em apenas 11%, quando passará muito perto de Vênus na constelação de Câncer. Apenas mo Norte e Nordeste do Brasil, poderá ser visto a Lua eclipsar o planeta Venus. A ocultação acontecerá durante o dia, mas ainda poderá ser observada, pois ambos os objetos são suficientemente brilhantes.

21 de Junho –  Solstício de Inverno

Julho

11 de Julho – Conjunção Lua, Marte, Aldebarã (Touro) e Pleiades: Pouco antes do amanhecer, a Lua em um fino crescente estará alinhada com o planeta Marte e a Estrela Aldebarã de um lado, e do outro o aglomerado de Plêiades, tambem conhecida como coração de Touro. Todos objetos serão visíveis a olho nu, tornando este um evento astronômico fácil de observar e empolgante até mesmo para iniciantes.

30 de julho – Chuva de Meteoros Alfa Capricornídeos: A chuva ocorrerá de 3 de julho de 2026 a 15 de agosto de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 30 de julho, essa chuva de meteoros registra até cinco meteoros por hora.

30 de julho – Chuva de Meteoros Delta Aquáridas: A chuva ocorrerá de 12 de julho de 2026 a 23 de agosto de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 30 de julho, essa chuva de meteoros registra até 25 meteoros por hora.

Agosto

2 de Agosto – Cometa 10P/Tempel 2:  nesta data estará mais próximo ao SOl (periélio) quando deve atingir um brilho de magnitude 8, na constelação de Peixe Austral. Visível ao entardecer, logo após o pôr do sol.

12 de Agosto as 06hs – Eclipse Solar Total – Visivel na Europa e hemisfério norte.
Apesar de não ser visivel no Brasil, há diversos sites e canais no youtube que transmitem ao vivo o eclipse.

12 de Agosto – Chuva de Meteoros Perseidas: A chuva ocorrerá de 17 de julho de 2026 a 24 de agosto de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 12 de agosto, essa chuva de meteoros registra até 150 meteoros por hora.

27 e 28 de Agosto – Eclipse Lunar Parcial – Visível no Brasil
Nesta data, 96% da Lua passará pela sombra da Terra, o que poderá deixá-la com um tom laranja escuro, em vez do vermelho intenso (lua de sangue) que ocorre em um eclipse total. O eclipse será totalmente observável no Brasil.

12 de Agosto – Alinhamento de 06 Planetas – Júpiter, Mercúrio, Marte, Urano, Saturno e Netuno: Logo antes do nascer do Sol, será visível o alinhamento dos seis planetas (Júpiter, Mercúrio, Marte, Urano, Saturno e Netuno) espalhados em uma linha que vai de uma estremidade a outra do céu. Os planetas  Júpiter, Mercúrio, Marte e Saturno são visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno precisa de binóculo ou telescópio para serem observados.

Setembro

8 de Setembro – Conjunção e Ocultação Lunar de Júpiter: A Lua estará com apenas 7% de iluminação, e para todos o Brasil, passará pelo planeta Júpiter a apenas 0°46′ na constelação de Câncer. Já para Canadá, EUA, Greolandia ocorrerá a ocultação lunar de Júpiter. Visível logo após o por do sol.

14 de Setembro – Conjunção e Ocultação Lunar de Vênus: A Lua estará com apenas 2% de iluminação, e para o Norte e Nordeste do Brasil, poderemos observar a Lua ocultar o planeta Vênus. Visível logo após o por do sol.

22 de Setembro –  Equinócio de Primavera

Outubro

4 de Outubro – Saturno em Oposição: O senhor dos anéis ficará diretamente oposto ao Sol. Da Terra veremos Saturno com a face totalmente iluminada, o que aumentará seu brilho até a magnitude 0,3. O Planeta estará na constelação de Cetus.

8 de Outubro – Chuva de Meteoros Dracônidas: A chuva ocorrerá de 6 de outubro de 2026 a 10 de outubro de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 08 de Outubro, essa chuva de meteoros registra até 10 meteoros por hora.

14 de Outubro – Conjunção e Ocultação Lunar de Antares: A Lua estará iluminada em 17%, quando passará pela estrela vermelha Antares na constelação de Escorpião. A ocultação será visivel para o Brasil.

21 de Outubro – Chuva de Meteoros Oriônidas: A chuva ocorrerá de 2 de outubro de 2026 a 7 de novembro de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 21 de Outubro, essa chuva de meteoros registra até 10 meteoros por hora.

 

Novembro

2 de Novembro:  Conjunção e Ocultação Lua e Marte as 12h45 e de Jupiter as 21h30:
A Lua estará iluminada em 42%, quando, no mesmo dia, passará por Marte e depois por Júpiter, ambos na constelação de Leão. No dia 03 passará por Régulo a estrela mais forte da constelação de Leão.

4 de Novembro – Chuva de Meteoros Tauridas: A chuva ocorrerá de 10 de setembro de 2026 a 20 de novembro de 2026, com pico máximo em 04 de Novembro, essa chuva de meteoros registra até cinco meteoros por hora.

16 de Novembro – Conjunção entre Júpiter e Marte:  Os dois planetas terão a sua maior aproximação neste dia, e ficarão a apenas 1°11′ um do outro. Ambos planetas são visíveis a olho nu, e a conjunção poderá ser observada na constelação de Leão.

17 de novembro – Chuva de Meteoros Leônidas: A chuva ocorrerá de 6 de novembro de 2026 a 30 de novembro de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 17 de novembro, essa chuva de meteoros registra até 15 meteoros por hora.

24 de Novembro – Lua Cheia Superlua: A Superlua é uma Lua Cheia que ocorre quando o satélite esta mais próximo do planeta Terra, aumentando consideravelmente seu tamanho e intensidade do brilho. Ocorrerá na constelação de Touro.

 

Dezembro

13 de dezembro – Chuva de Meteoros Geminídeas: A chuva ocorrerá de 4 de dezembro de 2026 a 20 de dezembro de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 13 de dezembro, essa chuva de meteoros registra até 120 meteoros por hora.

21 de dezembro –  Solstício de Verão

22 de dezembro – Chuva de Meteoros Ursídeas: A chuva ocorrerá de 17 de dezembro de 2026 a 26 de dezembro de 2026, com pico máximo ocorrendo no dia 22 de dezembro, essa chuva de meteoros registra até 10 de meteoros por hora.

24 de Dezembro – Lua Cheia Superlua: A Superlua é uma Lua Cheia que ocorre quando o satélite esta mais próximo do planeta Terra, aumentando consideravelmente seu tamanho e intensidade do brilho. Ocorrerá as véspera do Natal e será visível na constelação de Gêmeos.

26 a 28 de Dezembro – Conjunção entre Lua, Régulus, Júpiter e Marte: A super lua estará quase cheia, formando um lindo arco com a estrela mais brilhante da constelação de Leão – Regulus- , seguido pelo planeta Júpiter e Marte. Essa formação ficará visivel entre os dias 26 a 28.

 

Leonardo Linhares

Advogado, fundador do escritório Advocacia Linhares com sede em Pariquera-Açu/SP. Atuante nas defesas da expressão religiosa envolvendo os ritos com Ayahuasca. Seguindo os passos de seu Pai Xamã Gideon dos Lakotas, defende uma Ayahuasca limpa e pura, com rituais sérios voltados ao despertar do ser, livre da usurpação de drogas e do comércio com a fé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo