AstronomiaCuriosidades Astronômicas

Em qual constelação está o Sol?

O Caminho que o Sol percorre no Céu

O Caminho do Sol no Céu

O Sol percorre um caminho no Céu, uma faixa chamada de Eclíptica, atravessando anualmente 13 constelações. Estas constelações posteriormente foram denominadas de Zodíacos.

Eclíptica – Essa linha recebe este nome por ser a linha onde acontecem os eclipses.

Sim, são 13 constelações no Zodíaco, embora não tenham colocado a constelação de Ophiuchus como um signo, o Sol passa 18 dias nessa constelação todos os anos.

Uma coisa é certo, podem tentar excluir e ocultar a constelação de Ophiucus do conhecimento popular, mas em todos os anos o sol continuará a passar 18 dias em Ophiuchus.

Há, ainda a constelação de Baleia, que fica entre Aries e Peixes. O Sol não passa todos os anos nessa constelação, pois fica mais ao sul da linha da Eclíptica. O Sol passa por essa constelação em 27 de Março, retirando, assim, alguns dias de peixes.

Signos

Ouvimos em todos os lugares falarem de Signos, tornou-se uma parte corriqueira do nosso cotidiano, um conhecimento popular comum, ultrapassando os limites esotéricos. O signo tem sua base na fictícia conjunção do Sol com a sua constelação correspondente no Zodíaco.

Explicações mais antigas, trazem que o signo é definido quando o sol passa a iluminar a constelação, bem como há uma soma do seu brilho ao brilho das estrelas daquela constelação.

Acreditava dessa forma, com se o sol realmente estivesse junto daquelas estrelas, pois os antigos tinham a crença de que os astros ficavam presos na “abóboda celeste”, crença enraizada pelos textos bíblicos que sempre se referiam aos céus como um reino que ficava nessa abóboda celeste, tanto que “Jesus ascendeu aos céus”, ou “seremos arrebatados para o reino dos céus”, entre muitas outras citações definindo os céus como um local/reino acima das nossas cabeças, e inferno abaixo de nossos pés.

Ocorre ainda que, além de não serem exatos os dias em que o sol permanesce em cada uma das constelações zodiacais, o calendário ocidenteal segue um padrão de 12 meses. Assim, para adequar os signos ao nosso calendário gregoriano de 12 meses, fixou-se datas fictícias e mensais que não seguem o verdadeiro caminho que o sol faz todos os anos.

Data dos Signos versus Posição do Sol:

Ocorre que, ao contrário do que é pregado majoritariamente, as datas dos signos não condizem efetivamente com o período em que o Sol estará naquela constelação.

Chama muito a atenção, por exemplo, o signo de Libra, que teria o período de 22 de Setembro a 23 de Outubro, porém, o Sol só começa a brilhar na constelação de libra somente á parti de 30 de Outubro.

Outro signo muito controverso é Escorpião, embora o período determinado para o signo seja de 23 outubro a 21 novembro, o Sol bilha naquela constelação apenas em 23 de Novembro, e por apenas 07 dias.

Ou seja, nenhum Libriano ou Escorpiano de fato nasceram sobre a conjunção do Sol com sua respectiva constelação!

Segue abaixo, a tabela completa da data exata e a quantidade de dias em que o Sol permanece em cada constelação do Zodíaco.

Constelação – Data – Período em dias:

Capricórnio, de 20 de Janeiro a 16 de Fevereiro – 28 dias

Aquário, de 17 de Fevereiro a 11 de Março – 23 dias

Peixes, de 12 de Março a 18 de Abril – 38 dias

Áries, de 19 de Abril a 13 de Maio – 25 dias

Touro, de 14 de Maio a 21 de Junho – 39 dias

Gêmeos, de 22 de Junho a 20 de Julho – 29 dias

Câncer, de 21 de Julho a 10 de Agosto – 21 dias

Leão – de 11 de Agosto a 16 de Setembro – 37 dias

Virgem, de 17 de Setembro a 30 de Outubro – 44 dias

Libra, de 31 de Outubro a 22 de Novembro – 23 dias

Escorpião, de 23 de Novembro a 29 de Novembro – 7 dias

Ophiuchus (O Serpentuário), de 30 de Novembro a 17 de Dezembro – 18 dias

Sagitário, de 18 de Dezembro a 19 de Janeiro – 33 dias

Leonardo Linhares

Advogado, fundador do escritório Advocacia Linhares com sede em Pariquera-Açu/SP. Atuante nas defesas da expressão religiosa envolvendo os ritos com Ayahuasca. Seguindo os passos de seu Pai Xamã Gideon dos Lakotas, defende uma Ayahuasca limpa e pura, com rituais sérios voltados ao despertar do ser, livre da usurpação de drogas e do comércio com a fé.
Botão Voltar ao topo