Marte ganha destaque no Céu Noturno, quando se torna o astro mais brilhante da noite. Em um evento muito raro chamado de Oposição, Marte ganha o seu brilho maximo, podendo superar o brilho de seus irmãos Júpiter e Vênus.
A Oposição de Marte é um evento que se repete a cada 26 meses, e dura aproximadamente 72 dias, porém o seu pico de brilho máximo é de apenas uma semana. E se ocorre a oposição de Marte em noites sem lua (Lua Nova), torna o evento ainda mais raro e sem concorrentes. Assim, durante esse período, Marte será o astro de maior brilho no céu noturno.
Como Ocorre:
Da mesma forma que ocorre com a Lua cheia, veremos o planeta Marte com sua face totalmente iluminada para nós, em razão da oposição ao Sol.
Se a oposição ocorre quando o planeta vermelho esta no ponto mais próximo do sol, ou seja, no periélio, é a combinação perfeita para o planeta brilhar com máxima intensidade. Chamamos esse fenomeno de Oposição Periélica de Marte, e a próxima acontecerá em setembro de 2035.
E a oposição de Marte no seu ponto mais próximo do Sol (periélio), ocorrendo em noite de Lua Nova, ou seja, Marte brilhará em uma noite mais escura, destacando-se ainda mais, é ainda mais raro, que essa conjunção de eventos só vai se repetir em 14 de Agosto de 2050.
O que é Oposição:
O termo é utilizado quando a Terra passa na linha entre o sol e o planeta, fazendo com que ambos astros fiquem em direções opostas no nosso céu. Daí o termo oposição, pois o planeta marte estará na posição oposta ao Sol.
A oposição de Marte ocorre a cada 26 meses, e quando ocorre, o planeta Marte estará como a Lua Cheia, ou seja, com sua face visivel para nós, totalmente iluminada pelo Sol.
O evento ganha destaque quando a oposição ocorre no ponto em que o planeta vermelho está mais proximo da Terra, no periélio, fazendo que o brilho supere todos os demais astros noturno, com excessão da Lua.
A combinação da Oposição do planeta Marte quando está no ponto mais próximo do Sol, é um evento muito raro, que ocorre em média a cada 15 anos. O próximo está previsto apenas para o ano de 2050.
Como observar:
A oposição ocorre quando o planeta Marte está no lado oposto ao Sol, assim, quando o Sol se põe ao Oeste, Marte estará nascendo no horizonte a Leste.
Por seu grande brilho, será visivel a olho nu, na verdade terá grande destaque como uma grande estrela vermelha, que com toda certeza, chamará a atenção por toda a noite.
Se o evento ocorrer em noites de Lua Nova, o céu noturno fica mais escuro, dando maior intensidade ao brilho vermelho do planeta.
Para facilitar, logo após o por do Sol, no outro estremo do horizonte, Marte estará surgindo, sendo mais visível a partir das 21hs, e ganhando o centro do céu após as 1h.