Certa vez, um homem comprou um sítio à beira de um grande lago, e estava muito feliz, pois finalmente conseguiu o sítio tão sonhado. Mas no sítio não havia um casa, assim, o homem montou uma barraca naquele local e passou a ali morar.
Sabendo da necessidade de construir uma casa para morar bem, começou a garimpar sua terra em busca de ouro, já que naquela região era muito conhecida por ter sido explorada há décadas atrás.
Garimpou esperançoso a achar ouro, por uma semana e nada encontrou.
Garimpou duas semanas e nada.
Garimpou por três semanas, e nenhuma pepita encontrava.
Após garimpar por um mês inteiro, já frustrado aos berros desabafou:
– “Não encontro ouro algum! Como vou construir uma casinha para morar com decência e sair da barraca?”
E ficou ali, se lamentando assentado sobre a pá.
Mas um lenhador que passava próximo, ouvindo os berros indignados do homem, foi ao seu socorro, e lhe disse:
– “Ora, esse é um dos lagos mais produtivos da região, pesque bons peixes e venda-os no vilarejo, assim compre o material que precise e construa sua casa.”
– “Muito obrigado vizinho Lenhador.” Disse o homem muito feliz com a ideia e assim fez de imediato.
O homem sabia que duas vezes na semana havia a feira do vilarejo, então nestas duas vezes, pescava de madrugada bons peixes e os vendia fresquinhos pela manhã.
Nos outros dias continuou a garimpar para, quem sabe, com um pouco mais de sorte, encontrar-se ouro para construir mais rápido a casa.
Ouro o homem nunca encontrou, mas vendendo os peixes frescos que pescava na madrugada, duas vezes por semana, conseguiu construir a sua casinha tão sonhada em apenas três meses.
Terminou a construção de uma casa pequena mas muito confortável, saindo da barraca, e pode finalmente dormir a sua tão sonhada noite na própria casinha.
No dia seguinte, o homem levantou-se cedo e continuou a garimpar.
Este homem se envolveu de tal forma com o garimpo que se esqueceu da razão que era ter uma casa decente para morar, que o levou a garimpar. Ele conseguiu a casa que almejava, não precisava mais garimpar… Mas continuava!
O que você deseja conseguir na vida? Acaso seria paz e felicidade? Mas até que ponto você não ficou a garimpar também?
Em geral as pessoas buscam no lugar errado, buscam em vão fora de si aquilo que só vão encontrar do lado de dentro.
Mesmo a paz e felicidade mundial começam pela paz e felicidade em cada indivíduo. Se encontram dentro de você.
Qual a última vez que conversou sobre a vida? Ou sequer refletiu sobre a vida?
A grande maioria só percebe o valor da vida mediante algum trauma, alguma perda. É triste precisar ter sua existência ameaçada de perda para empenhar-se nas mudanças, na busca pela paz e felicidade. Pode ser diferente. O sistema do ter lhe põe num estado de fazer coisas, que as pessoas se esquecem do que desejou alcançar, do que seu coração mostrou.
Quando se consegue o que desejou, em seguida deseja outra coisa. Depois uma terceira e assim vai. É a isto que o sistema te induz. Induz a uma sede de posses, sensações e poder, que te faz esquecer-se da razão que te levou a desejar algo que não tinha.
Xamã Gideon dos Lakotas