“A Terra é a Mãe de todos e todos os homens deveriam ter direitos iguais para se nutrir dela. Esperar que um homem nascido em liberdade possa aceitar ser confinado ou proibido de ir aonde quiser é tão impossível quanto esperar que os rios corram ao contrário”.
Joseph (1830-1904) Chefe da tribo Nez Percé
“Eu sou o vento que viaja de uma direção para outra, carregando e distribuindo as sementes da vida. Feito a neve, as minhas sementes desaparecem na terra reaparecendo sob uma nova forma.
Eu sou o grito do recém-nascido que sente a primeira dor da separação.
Eu sou o grito de toda a vida que alcança o mistério da verdadeira consciência.
Eu sou o eterno. Agora da criação, eu Sou o Espaço através do qual viaja o tempo. Através de mim você experimenta os dons da reflexão, esperança, sabedoria e assim você poderá conhecer a si mesmo.
“Conhecer-se como Criador e criatura, menor que um grão de poeira e tão grande quanto o Deus que você louva”.
Chefe Archie Fire Lame Deer
“Vocês devem ter notado que tudo o que o índio faz movimenta-se em círculo ou tem forma de círculo.
O Poder do Mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tende a ter a perfeição do círculo. O céu é redondo e a terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constroem seus ninhos de forma circular; as leis deles são semelhantes às nossas. Até mesmo as estações seguem uma grande roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo: de uma infância à outra. “E assim é em tudo onde o poder se movimenta”.
Alce Negro (1863-1950) Xamã Oglala Sioux
“No começo de tudo a sabedoria e o conhecimento pertenciam aos animais, pois o Criador não falava diretamente com os homens. O Grande Espírito tinha enviado certos animais para dizer aos homens que Ele se manifestava na luz do Sol e da Lua, na água e na terra, nas plantas e nos animais. E através disso tudo, o homem devia aprender, pois tudo falava sobre o Criador”.
Eagle Chief (séc. 19) Chefe dos Pawnee
“Quanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo”.
Provérbio Sêneca
“Tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar, cada pessoa uma missão a cumprir. Esta é a concepção dos índios sobre a existência…”.
Christine Quintasket (índia Salish) 1888-1936
“Os pensamentos são como flechas, uma vez lançadas alcançam o seu alvo. Seja cauteloso ou poderá um dia ser sua própria vítima”.
Provérbio Navajo
“Quando compreendermos profundamente a verdade dos nossos corações saberemos louvar, amar e agradecer ao Grande Espírito”.
Provérbio Oglala Sioux
“Lembre-se que seus filhos não são sua propriedade, eles foram apenas confiados à sua guarda pelo Grande Espírito”.
Provérbio Mohawk
“Não julgue seu vizinho até andar duas luas nos mocassins dele”.
Provérbio Cheyenne
“Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz”.
Provérbio Shenandoah
“Que os meus inimigos sejam fortes e corajosos, para que ao ser vencido, não me sinta envergonhado”.
Provérbio Cheyenne
“Você deve viver sua vida do início até o fim, pois ninguém mais pode fazer isto por você”.
Provérbio Hopi
“Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos”.
Provérbio Ute
“As leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do Espírito permanecem sempre as mesmas”.
Provérbio Crow
“Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Se não possuímos a pureza do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo de pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto que zumbe são sagrados na memória e experiência do meu povo. Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro, e o homem, todos pertencem à mesma família”.
Chefe Seattle
“Soube que pretendem colocar-nos numa reserva perto das montanhas. Não quero ficar nela. Gosto de vagar pelas pradarias. Nelas me sinto livre e feliz; quando nos estabelecemos, ficamos pálidos e morremos. Pus de lado minha lança, o arco e o escudo, mas me sinto seguro na sua presença. Disse-lhes a verdade. Não tenho pequenas mentiras ocultas em mim, mas não sei como são os comissários. São francos quanto eu? Há muito tempo, esta terra pertencia aos nossos antepassados; mas quando subo o rio, vejo acampamentos de soldados em suas margens. Esses soldados cortam nossa madeira, matam nosso búfalo e, quando vejo isso, meu coração parece partir; fico triste… Será que o homem branco se tornou uma criança que mata sem se importar e não come o que matou? Quando os homens vermelhos matam a caça, é para que possam viver e não morrer de fome.”
Satanta, chefe dos Kiowas
“Essa guerra não surgiu aqui em nossa terra; esta guerra foi trazida até nós pelos trilhos do Pai Grande que vieram tomar nossa terra sem pedir preço e que, em nossa terra, fizeram muitas coisas más. O Pai Grande e seus filhos culpam-nos por estes problemas… Nossa vontade era viver aqui, em nossa terra, pacificamente, e fazer o possível pelo bem-estar e prosperidade do nosso povo, mas o Pai Grande encheu-a de soldados que só pensavam na nossa morte. Alguns do nosso povo que saíram daqui de maneira a poder mudar alguma coisa, e outros que foram para o norte caçar, foram atacados por soldados do outro lado, e agora quando desejam voltar, os soldados se interpõem para impedi-los de voltar ao lar. Parece-me que há um caminho melhor que esse. Quando povos entram em choque, é melhor para ambos os lados se reunirem sem armas e conversar sobre isso, e encontrar algum modo pacífico de resolver”.
Sinte-Galeshka (Cauda Pintada), dos Sioux Brulés
“No princípio de todas as coisas, Tirawa, o Criador, deu a sabedoria e conhecimento aos animais. Ele enviou certos animais para contar aos homens os mistérios das estrelas, do sol e da lua. Para Tirawa todas as coisas no mundo são duais. Em nossas mentes nós somos dois, bom e mal. Com nossos olhos nós vemos duas coisas, coisas que são bonitas e coisas que são feias… Nós temos a mão direita que golpeia e traz mal, e nós temos a mão esquerda cheia de generosidade, e que sempre está mais próxima ao coração. Um pé pode nos conduzir pelo mau caminho, o outro pé pode nos conduzir ao bom. Assim são todas as coisas”.
Letakos Lesa (Águia Noturna) Chefe Pawnne
“De Wakan Tanka, o Grande Mistério, vem todo o poder. Por causa de Wakan Tanka é que o homem sagrado tem sabedoria e poder para curar e fazer feitiços sagrados. O homem sabe que todas as plantas que curam são dadas por Wakan Tanka; por isso elas são sagradas. Assim também o búfalo é sagrado, porque é um presente de Wakan Tanka. O Grande Mistério deu aos homens todas as coisas para comer, vestir e o bem-estar. E ao homem ele deu o conhecimento de como usar essas dádivas, como encontrar as plantas sagradas que curam, como caçar e cercar o búfalo, como conhecer a sabedoria. Pois tudo provém de Wakan Tanka, tudo. Ao Homem Sagrado é dado na juventude o conhecimento de que ele será sagrado. O Grande Mistério o faz saber disso. Por vezes, são os Espíritos que lhes falam. Os Espíritos não aparecem apenas em sonhos, mas também quando o homem está desperto. Quando um Espírito chega pareceria como se um homem estivesse lá, mas quando este “homem” acabou de falar e se põe a andar de novo, ninguém pode ver aonde ele vai. Assim são os Espíritos. Com os Espíritos, o Homem Sagrado pode dialogar intimamente e lhe ensinar coisas sagradas. O Homem Sagrado vai para uma tenda solitária e jejua e ora. Ou vai para a solidão das montanhas. Quando retorna aos homens, ele lhes conta e ensina o que o Grande Mistério lhe mandou falar. Ele aconselha, cura e faz feitiços sagrados para proteger as pessoas de todo mal. Grande é o seu poder e muito ele é reverenciado; seu lugar na tenda é de honra”.
Maza Blaska (Pedaço de Ferro Liso), Chefe Oglala Sioux
“As tradições de nossas pessoas são passadas de pai para filho. Para ser Chefe é considerado que ele seja o mais instruído, o líder da tribo. Porém, o Xamã tem mais inspiração. É ele que está em comunhão com espíritos… Ele cura o doente com as suas mãos, preces, encantamentos e cantos divinos. Ele infunde vida nova no paciente, ao executar a sua prática mágica com o seu coração puro e imaculado…”
Sarah Winnemucca (índia Paiute) 1844-1891
“Todos os pássaros, até mesmo os da mesma espécie, não são semelhantes, e o mesmo ocorre com outros animais e com os seres humanos. A razão que o Grande Espírito não fez dois pássaros, ou animais, ou seres humanos idênticos é porque cada um foi colocado aqui por Wakan Tanka para ter uma individualidade independente e confiar em si mesmo”.
Atirador, dos Sioux Teton
“Nós não queremos riquezas, só queremos criar direito nossas crianças. Riquezas não nos fariam nenhum bem. Nós não podemos levá-la conosco para o outro mundo. Nós não queremos riquezas. Nós queremos paz e amor”.
Mahpiua Luta (Nuvem Vermelha), Chefe dos Sioux Oglalas Teton
“Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece a Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia estará fazendo a si mesmo.”
Chefe Seattle (1856)