Primeiramente desejo explicar que existem mestres e MESTRES.
Do ponto de vista espiritual, MESTRE é aquele que conseguiu desenvolver totalmente as virtudes do espírito e que sua consciência já atingiu a plenitude da unificação com o GRANDE PAI. Deste ponto de vista o único MESTRE que conheço é o Mestre Jesus.
Do ponto de vista terreno, aonde mestre vem de professor, existem muitos mestres presentes aqui que vão desde o ladrão que lhe ensina o desapego, do mendigo que lhe ensina a compaixão, dos teus filhos que te ensinam paciência, do inimigo que lhe ensina a tolerância e dos mestres, irmãos mais velhos, que lhe ensinam o caminho para o despertar do seu Cristo interno. Friso aqui que no astral superior, as grandes mentes de luz as quais cuidam da evolução de universos inteiros, se reportam ao Senhor Mestre Jesus como “MESTRE” e dele recebem instruções.
Mas vamos ao objetivo desta dissertação: Como reconhecer aqui na terra um mestre irmão mais velho verdadeiro e que realmente vai lhe mostrar o caminho para o despertar do teu Cristo Interno? Porque mestres ego e lobos em pele de cordeiro são o que não falta neste mundo! Afirmo que todo verdadeiro mestre manifesta a consciência Crística. Quando você estiver adiante de um destes mestres espirituais aqui da terra, sendo ele famoso ou não, tome firme a posição de questionar se tal pessoa está manifestando a consciência Crística ou se é o ego falando com palavras macias sobre coisas que o bom senso indica e a Bíblia e o Bhagavad-Gita falam. É muito simples leitor: Observe a seriedade e a responsabilidade com que este mestre dirige o que faz. Será nas ações dele que você irá constatar o amor, a compaixão ou a severidade espiritual necessária para realizar as obras espirituais neste mundo. Também observe se ele sempre lhe passa aquela sensação de paz, como a que fica após a tempestade. Porque estar sempre feliz e sorrindo, ser desprendido é uma das características mais marcantes de um manifesto Crístico.
É muito comum um mestre assim lhe falar de coisas que você deseja saber sem que fosse necessário perguntar, pois ele “sente”. Palestras dadas por mestres assim sempre causam assombro em muita gente. E principalmente, você vai sentir DEUS através dele. Um mestre assim quer te ver feliz apenas por te ver feliz, ele não tem outro interesse diferente disto. Por muitas vezes ele vai te expor a conflitos internos teus, exatamente para que você possa digladiar com o teu ego, mas antes ele sempre vai te mostrar como ser vitorioso. Fique sabendo que mestres assim possuem uma personalidade forte e muito marcante. Ele sempre lhe passa a confiança necessária para você enfrentar a si mesmo. Mas também às vezes estimula a alguém a se retirar quando esta se sente obrigada de alguma forma a permanecer em sua presença ou na obra que lhe foi confiada. Claro que isto também ele faz com amor, mas sem meias palavras!
Possuem sim uma personalidade forte e é impossível ele passar sem ser notado, a menos que assim deseje. Porque ele manifesta a luz e aí as pessoas não sabem o porquê, mas ficam presas a ele, querem ficar do lado dele, ele é o “sempre quentinho”. Contudo ele não tira proveito próprio do amor das pessoas que o rodeia. Ele é idôneo, é integro. O amor de um mestre assim é algo inegável e suas obras testificam tal amor. Ele inclusive faz muitas vezes às pessoas, aquilo que os próprios pais não fizeram. É sempre um paizão! Um mestre assim é mestre de atitudes e não só de palavras. Ele sempre será 90% ação e somente 10% palavras. Contudo isto, a melhor forma de você saber se está adiante de um espírito Crístico é ouvindo o seu coração.