Herbário

Limão

Fruta disseminada na Europa pelos árabes, antigamente na Europa e presentemente entre os brasileiros eram e são muito comuns os presentes de limões.
Esta fruta alcançou o Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), preço fabuloso, chegando a ser comprada de dez a vinte mil réis cada uma. É que o seu emprego foi reconhecido utilíssimo para suavizar a terrível moléstia.

Citrus limon


Nome Popular: Limão verdadeiro, limoeiro.
Família: Rutaceae

Características:

O limoeiro pertence à família das rutáceas, com ramos cheios de espinhos, chegando a atingir de 4 a 5m de altura. Os frutos contêm grande quantidade de vitamina C, albumina, gorduras, hidratos de carbono, sais minerais, celulose etc. Populares no mundo inteiro, as frutas cítricas são, em geral, originárias da Ásia. As variedades principais existentes no Brasil são: o limão-galego, de fruto pequeno, redondo, muito suculento; o limão-siciliano, maior e mais alongado; o limão-cravo, de frutos ligeiramente avermelhados quando maduros, com aroma característico e suco bem ácido, sendo menos apreciado; o limão-taiti, de forma arrendondada, coloração esverdeada e acidez menos acentuada, encontrado mais facilmente no mercado.

Indicações e Usos:

Por ser uma fruta rica em vitamina C, é eficaz no tratamento da gripe e das infecções. Porém, seria uma injustiça reduzir os poderes medicamentosos do limão apenas ao tratamento da gripe. Além de vitamina C, ele contém potássio, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, cloro e fósforo. Com todos esses elementos, o limão pode ser usado no tratamento de uma série de outras doenças. Meio limão num copo de água morna tomado em jejum é um ótimo auxiliar nos regimes de emagrecimento. É muito eficaz no tratamento da obesidade, e também no do reumatismo, da náusea, da icterícia e do excesso de bílis. Quem toma limão diariamente mantém o fígado funcionando bem e o sangue livre de impurezas. Contra o limão só existe um ponto negativo: a sua acidez. Por causa dela, as pessoas que têm problemas gástricos só devem fazer uso do limão sob orientação de seus médicos. Também para uso externo, o limão tem uma ampla aplicação. O sumo misturado com açúcar, até formar uma pasta, é ótimo no tratamento da acne, da pele cansada e da oleosidade excessiva. Puro, o sumo serve para clarear as mãos e amaciar as cutículas endurecidas. Passado na cabeça, ele diminui a oleosidade do couro cabeludo e elimina a caspa. Além do sumo, também a casca, as folhas e as flores do limoeiro são usadas em chás e xaropes.

Atenção: O único cuidado que se deve ter, quando o limão é usado na pele, é de lavá-la antes de expô-la ao sol, para evitar o aparecimento de manchas escuras.

O costume popular de temperar os pratos com limão (em saladas, por exemplo) é duplamente benéfico: favorece o melhor aproveitamento do ferro contido nos alimentos; e torna menos necessário o uso de sal para acentuar o sabor da comida.

Aspectos Agronômicos:

Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de climas quente e temperado. Pode se propagar também por sementes, onde o solo deve ser leve, fértil e bem arejado, o local deve ser ao sol e protegido dos ventos.

Parte Utilizada: Folha, casca do fruto e suco do fruto.

Constituintes Químicos:

-óleo essencial (limoneno);
-ácidos orgânicos (cítrico e málico);
-bioflavonóides (hespiridina);
-pectinas;
-vitamina A (retinol equivalente);
-vitamina B1 (tiamina);
-vitamina B2 (riboflavina);
-niacina;
-vitamina C (ácido ascórbico);

Alguns sais minerais:
-Potássio
-Fósforo
-Ferro
-Cálcio
-Sódio

Origem: Ásia Tropical (Índia).

Uso:

* Fitoterápico:

Tem ação: aperiente, diurética, antitérmica, adstringente, antiemética, vitaminizante, alcalinizante, anti-séptica, antianêmica, anti-inflamatória, expectorante, depurativa, bactericida.

É indicado:

-acidez gástrica, acne, amigdalite, artrite, ascite, asma, arteriosclerose, azia;
-doenças da bexiga;
-cirrose, câncer, colelitíase, doenças do coração;
-diabetes melito, diarreia, difteria, disenteria, dispepsia gotosa;
-enjoo, envenenamento (soda e potassa), enxaqueca, escorbuto, estomatite, faringite, febre;
-febre tífica, feridas, fermentação gastrointestinal;
-doenças do fígado, gastroenterite, gota, gripe;
-hidropisia, hipertensão arterial, impaludismo, infecções em geral, inflamações em geral;
-linfatismo, náuseas, nefrite, nefrolítiase, nevralgia;
-piorréia, pirose, resfriado, reumatismo, pedra nos rins, soluço, tifo, tuberculose, úlceras em geral.

* Farmacologia:

O suco do limão tem sido recomendado para combater numerosos estados patológicos. Nas enfermidades infecciosas, o suco em forma de limonada é refrescante e favorece a ação de medicamentos antitérmicos.
Devido à presença de vitamina C, o suco é recomendado para aqueles que sofrem de escorbuto, que é a carência da Vitamina C.
O limão com seus ácidos, facilmente transformados em elementos alcalinizantes, e com suas bases, fermentos e vitaminas, contribui poderosamente para oxidar resíduos normalmente os protéicos, que são os responsáveis diretos pelo imperante artritismo com todas as suas manifestações.

Riscos:

Os limões possuem substâncias fotossensibilizantes, pode causar manchas na pele quando o suco em contato com a pele é exposto ao sol. Estas manchas denominadas fitofotomelanomase o desaparecimento das mesmas é gradual e espontâneo. O uso de bloqueadores solares pode ajudar no processo de eliminação das manchas.

Fitoterápica:

Chá por decocção de 1 limão cortado e rodelas bem fervido, 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.
Suco do limão como refresco.

Bibliografia:

-Balbach,A.; Boarim,D. As Fritas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba: Vida Plena, 1ªedição, 1993, p. 141-149.
-Caribé,J.; Campos,J.M. Plantas Que Ajudam o Homem. São Paulo: Pensamento, 11ªedição, 1999, p. 91.
-Côrrea,A.D.; Batista,R.S.; Quintas,L.E.M. Do Cultivo à Terapêutica. Plantas Medicinais. Petrópolis: Vozes, 1998, p.155.
-Panizza,S. Cheiro de Mato. Plantas Que Curam. São Paulo: Ibrasa, 1998, p. 137-138.
-Sanguinetti,E.E. Plantas Que Curam. Porto Alegre: Rígel, 2ªedição, 1989, p. 141.

Gideon dos Lakotas

Fundador e idealizador da obra Céu Nossa Senhora da Conceição, materializou esta maravilhosa obra que trouxe tantos benefícios para a humanidade.
Botão Voltar ao topo