O ultimo eclipse lunar de 2020 vai ocorrer na madrugada de Segunda-feira – 30 de Novembro – e será parcialmente visível no Brasil. 2020 esta sendo um ano especial para os observadores e amantes do céu, tivemos vário eventos muito raro, conjunções, oposições, maiores chuvas de meteoros já registradas, além de 04 eclipse lunares.
Nas capitais São Paulo, Florianópolis e Porto alegre está previsto para iniciar as 05h32m, com ponto máximo as 07h43m, porém neste horário a Lua estará a -16º, ou seja, já terá ocorrido o seu pôr, razão pela qual será parcialmente visível no Brasil.
Já em Natal/RN seu início ocorrerá por volta das 4h32 (horário local) com termino às 8h53, com duração total de aproximada de 4h.
O eclipse será do tipo penumbral, a superfície Lunar será enegrecida pela penumbra em 82.9% e pela umbra em apenas 0.26%, com seu início às 5h32min, ponto máximo por volta das 7h43, e termino às 9h53min (horário de Brasília).
A olho nu, o eclipse será especial, pois estando perto do horizonte, a atmosfera age como uma lente, dando requintes ao evento, sua claridade perceptível terá uma pequena diminuição mas mesmo assim manterá a coloração mais dourada, sua magnitude penumbral alcançará 0,8285.
Durante o máximo do eclipse a Lua estará na constelação de Touro, alinhada perfeitamente com a estrela Aldebaram (Gigante Vermelha) e as Pleiades (coração do Touro, Chave do Céu ou Sete Irmãs).
Tal eclipse pertence ao ciclo lunar de Saros de série 116, número 58, de um total de 73 eclipses. O último eclipse desta série ocorreu em 20 de novembro de 2002.