Quer ser feliz? Então conserve o coração de uma criança e a mente de um adulto. Simples assim!
Padrinho Gideon e Madrinha Genecilda.
A mente racional e o cérebro foram formados quando você nasceu, quando você reencarnou. Portanto a mente racional e o cérebro são exclusivamente da terceira dimensão. Ambos formam o ego. O cérebro é como um pedaço de unha ou um fio de cabelo. Cai e apodrece. A mente racional não é matéria, ela é só energia, mas há certa consciência involuntária nela. Como já disse, até que você reencarnasse não havia o seu cérebro e a sua mente. Ambas são ferramentas maravilhosas que foram entregues a você, que é aquele que “sente”, para que pudesse experienciar o mundo da ilusão e evoluir.
Quando você fizer a passagem, desencarnar, retornar para a origem e ocorrer a extinção do fio de prata que mantêm conectado você espírito ao corpo físico ou aparelho, o cérebro voltará ao pó e a mente racional se desfará em energia pura novamente. Isto porque você, que é aquele que sente e é imortal, é quem mantinha a vida do cérebro e da mente racional. Bom, mas vamos falar agora sobre compreender o plano espiritual, compreender a consciência una. Tal compreensão não pode acontecer através do cérebro ou da mente racional, elas não estão aptas a isto principalmente porque não são capazes de sentir, mas sim apenas comparar, medir e analisar. Portanto quando uma pessoa tenta alcançar o plano espiritual racionalmente, ela simplesmente projeta os seus conceitos e pré-conceitos formados nesta encarnação, suas impressões deturpadas sobre o que é a verdade, sendo que quase sempre a mente racional vive apenas nas verdades efêmeras a qual foram deduzidas e não sentidas. E principalmente, quase que em geral a mente racional vive num barulho só!
“A compreensão do plano espiritual virá através do silêncio da mente”.
O homem tem a intenção de conhecer a verdade. Mas enquanto ficar imaginando a verdade continuará comprometendo a realidade da verdade. Porque até a sua imaginação está limitada às suas próprias experiências, limitada à forma estreita da razão de ver a verdade. Somente no silêncio da mente não haverá interferência da mente racional e você adentrará as verdades absolutas.
Só encontrará a verdade no silêncio. Só no silêncio da mente você se torna receptivo a luz. Á medida que vai se aprimorando em manter o silêncio da mente, esta luz vai aumentando e preenchendo cada vez mais você. Tudo que você precisa fazer é manter-se no silêncio da mente, para que se torne mais receptível. Mantendo-se no silêncio da mente você simplesmente mudou a forma que antes buscava a verdade. Porque antes você buscava a verdade pelo questionamento. Mas agora buscando a verdade através do silêncio da mente, você simplesmente trocou o questionamento pela abertura de seus canais e simplesmente sem ansiedade ou expectativas, você vai recebendo exatamente o que precisa e na exata medida que necessita.
No silêncio da mente, a intuição se evidencia. Será através da intuição que lhe virão as verdades espirituais. Estar no silêncio da mente é que é a forma correta de se relacionar com a verdade. Outra forma sábia de agir é entregar o apego que ainda tem, ao universo. Isto se faz através da oração. Através da oração sincera e respeitosa você peça a cura do teu apego. Com o tempo, vai perceber que o seu apego está se transformando em doação. Tais coisas acontecem de coração. Por isto no xamanismo nós temos os termos guerreiros do coração. Quando você age pelo coração, não há julgamento, não há condenação. Só na mente racional há julgamento, pois ela / ego analisa uma situação e a qualifica baseado nas experiências que teve no passado. Contudo seu coração sempre lhe dirá a forma correta de agir, nele não há a tal da rejeição.
O cardíaco, a intuição, sempre vai lhe mostrar o caminho que deve seguir. Simplesmente pelo coração te é apresentado um resumo de toda aquela situação que você vinha vivendo, sem que nada fosse recusado. Pelo coração, intuitivamente você poderá ver com clareza a situação como era, o obstáculo surgido como foi e o que na verdade te tirava a paz nesta história toda. O coração faz tais coisas enquanto a mente racional fica pulando de um lado para outro, correndo atrás de detalhezinhos que simplesmente farão com que você permaneça no passado ou se projete para o futuro. Em ambos os casos vão te retirar do aqui e agora.
Lembrem-se sempre amados(as): primeiro é aqui embaixo, no coração. Só depois é aqui em cima, na cabeça.
O coração nunca divide nada e nele habita a estabilidade. Ele não precisa pensar para saber, ele simplesmente sabe. Ele sempre vai te dar a resposta certa e muitas vezes não será a resposta que você gostaria que fosse, mas será a certa sem dúvidas. É claro que pela mente racional você até pode apresentar soluções que analiticamente serão perfeitas, contudo isto não virá do coração, pois houve comparações, medições e deduções. Ele apenas sabe a forma certa e não precisa de razão para isto. Tudo isto é um exercício do dia a dia, você vai se entregando aos poucos e apreendendo a confiar no seu coração / intuição. A mente é valiosa também e tem seus valores, mas procure sempre saber aonde seguir através do coração / intuição para só depois você usar a razão. Primeiro coração / intuição mostrando aonde você deverá chegar; depois a razão para traçar o caminho que vai te conduzir aonde o coração te mostrou; e finalmente vem a vez da vontade, que é o que vai te fazer caminhar pelo caminho traçado pelo racional até chegar ao local que a intuição revelou.
Haverá momentos que irá precisar do coração e momentos que vai precisar da razão, e ainda momentos que vai precisar dos dois. A integração com o cosmo acontecerá pelo coração e não pela mente. A unificação interna em todos os homens, da mente com o coração, só vai acontecer porque o coração insiste e vence. Ao passo que a mente tentará de tudo para isto impedir. Uma vez a mente sendo dominada, vencida pelo coração, aí ela tende a cooperar com a unificação. É muito importante que você comece a ter a consciência de que você é coração e não mente racional, comparativa, dedutiva. É importante que cada vez mais você tenha incrustado na consciência mental de que você é coração. Você, todos os dias, procure dizer para si mesmo várias vezes por dia que: Eu Sou Coração. Com pouco tempo de prática você começa a perceber que a mente racional começa a aceitar e interagir de forma mais amigável com o coração. Então vai descobrir que ficou muito mais fácil perceber o que nos fala o coração, e que a mente racional começa a aceitar aquilo que é ilógico e abstrato, simplesmente porque veio do coração. A forma que o coração age em nós ainda é um mistério para a mente, graças a DEUS!
Do contrário tenha por certo que a mente racional tentaria interferir nisto também. O coração sempre tem a solução, ele sempre sabe o que fazer. Ele não precisa pensar ou analisar para tais coisas. O coração apenas sabe e pronto.